Peguei em alguns sites, palavras de pessoas profissionais nisso. vamos ver? ;)
Thays Araujo
Psicóloga CRP 08/12185
Educar alguém significa ensinar alguém. Isso quer dizer, passar idéias, opiniões e conhecimentos, que variam de pessoa para pessoa. Porém, algumas vezes pais e filhos tem opiniões diferentes. Como compreender as exigências e insistências dos pais? Como educar crianças e jovens sem saber quais são suas idéias a respeito de situações e sentimentos? Os seus conceitos não são necessariamente verdadeiros ou corretos, seus desejos e medos podem não ser iguais ao de outra pessoa. Nada melhor que um bom diálogo para o entendimento, afinal de contas, é conversando que a gente se entende.Os pais não vivem no mesmo mundo dos seus filhos. Podem ter passado por circunstancias iguais ou parecidas, mas cada um tem seu próprio mundo e por isso o diálogo é tão importante. Ele é a ponte de um mundo para outro: o mundo dos pais e o dos filhos.
Como conseguir se comunicar e compreender se os pais não vão para a escola com seus filhos nem ficam na casa do amiguinho do colégio e não tem acesso aos pensamentos deles e se os filhos não tem maturidade nem a experiência que os pais tem? O ingresso nestes mundos desconhecidos pode ser feito através de troca de idéias. Um ouve o outro, mas interpretam as situações de maneiras diferentes, pois as visões de mundo são distintas. Desta forma, estar aberto ao diálogo facilita a entrada nesse universo um pouco estranho para ambas as partes.
Para isso é preciso se colocar no lugar do outro, o que é uma tarefa difícil, mas se fosse feita freqüentemente, muitos conflitos poderiam ser evitados. Algumas perguntas como “Por que meus pais se preocupam?”, “Como meus pais se sentem?”, “O que meu filho pensa sobre determinado assunto?”, “Como meu filho se sente?” ou “Como ele interpreta as coisas que ele vê, escuta e vivencia?” nos ajudam a entender as ações das pessoas que amamos.
Todo mundo sabe que os pais só querem o melhor para seus filhos. Mas será que os pais sabem o que é melhor para seus filhos? O melhor para qualquer família é poder ter espaço para expor e conversar sobre opiniões, vontades, experiências, dúvidas, ser compreendido e respeitado.
Bom relacionamento familiar não é fácil, mas não precisa ser impossível. Como são pessoas diferentes, com idéias, objetivos, sentimentos e percepções diferentes e que convivem juntas, precisam se respeitar.
Para os filhos, relacionar-se com os pais é difícil muitas vezes, pois são eles que proíbem as vontades mais incontroláveis, dão limites, brigam, dizem não diante das insistências em dizer sim e dizem sim quando se prefere o não. Pronto! A confusão está feita. Mas como resolvê-la? O filho pode dizer o que aconteceu, o que pensa e sente. Os pais o aconselham e indicam um caminho, por vezes caminham juntos ou constroem novos caminhos para soluções. O filho pode até convidá-los para entrar no seu mundo e partilhar com eles as experiências da geração mais velha.
Desta forma, pode-se construir laços de amizade e confiança. Assim como se tem horário para entrar e sair da escola, para almoçar, jantar e dormir, os pais tem hora para entrar e sair do mundo dos filhos, mas sempre possuirão entrada livre para ensinar-lhes a enxergar e trilhar os melhores caminhos.
Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043
"Os pais que têm dificuldade de demonstrar afeto reforçam ainda mais os conflitos. A criança que percebe o sentimento de culpa ou a dificuldade dos pais em demonstrar afeto poderá manipular e fazer chantagem emotiva para obter mimos."José Carlos Santiago
(Site)

"A família é, sempre foi e sempre será a base da nossa sociedade e a base do nosso bem estar."
Situações :
" Eu e minha mãe, somos como melhores amigas.. não brigamos muito. Mas as vezes, quando ela briga comigo sempre tem que ter a razão.. a gente desentende! mais eu acho que isso é normal entre relacionamento de pais e filhos. eu AMO ela! ;)''
L.E - 14 / Rio de janeiro - Rj
"Eu realemnte não sei o que fazer, não sei o que pensar, não sei como reagir diante de uma relação tão fria dura, as pessoas que você esperava te abraçar e dizer amiga eu te amo, nunca estiveram lá nesse momento doloroso dificíl. E essas pessoas foram aqui sempre disseram pode contar comigo pra tudo ta meu amor? Pais são as melhores coisas do mundo, são aqueles que vão estar sempre lá pra te ajudar, mais se você escuta da sua mãe que ela só que um descanço de você? O que você faz corre e se tranca no quarto e chora e chora e chora mais e mais, mais isso só mostra o quanto você é fraca! Eu não sou fraca eu posso eu consigo. EU QUERO!
E é isso que se faz, mostra que você é diferente saber, doer dói mais antes de tudo se olhe nos espelho e diga eu errei nesse ponto, e vá aprendendo!
Por que pais não são pra sempre quantas vezes eu já pensei em me matar? Perdi as contas e por que eu só queria um pouco de amor coisa que eu não tenho muito, mais é caminhando errando e aprendendo ."
B.L - 13 / Fortaleza - Ce
Gostaram ? quer dá dicas para o próximo post? msn : paposupercabeca@hotmail.com
beijos, j.m :*
gostei muiito de escutar a história da menina ai de cima !
ResponderExcluirhistórias interessantes! gostei.
ResponderExcluir